sábado, 23 de maio de 2015

Escola do Cristianismo (O Convite - parte 3)


3

VINDE A MIM TODOS OS QUE ESTÃO ATRIBULADOS E SOBRECARREGADOS E EU OS ALIVIAREI



“Vinde aqui!” Pois ele supõe que os que estão atribulados e sobrecarregados sentem a carga muito pesada, o trabalho muito pesado, e que diante dessa situação estão perplexos e almejosos; um olha por toda parte ao redor, a fim de enxergar um socorro, o outro inclina os olhos para os céus, porque não encontrou nenhum alívio, um terceiro olha de hora em hora para cima, pois talvez viria do céu - Estão todos buscando! – Por isso disse ele “Vinde aqui!”, pois ele, ele que convida, sabe que precisamente pertence ao verdadeiro sofrimento o ausentar-se para longe de si mesmo e inquietar-se em quieto desconsolo, sem ter o ânimo de confiar em nada, e muito menos ter a confiança de esperar ajuda. Ai! Não somente aquele indivíduo demoníaco foi possuído por um espírito mudo; todo padecimento que não gera emudecimento ao que sofre, significa muito pouco, tão pouco como o amor que nos faz silencioso; os doentes cuja língua  solta esparrama aos quatro ventos sua história de sofrimento, não estão nem atribulados nem sobrecarregados. Vede, por isso o que convida não se aventura em esperar que os atribulados e sobrecarregados venham a ele, entretanto, os chama amorosamente; e entretanto não serviria de nada toda sua presteza em ajudar se não dissera aquela palavra da mesma forma como disse num primeiro momento, pois enquanto ele grita esta palavra (“Vinde a mim”), já está vindo a eles. Oh humana compaixão!, talvez sejas as vezes respeitável domínio de si, talvez também as vezes sejas verdadeira e íntima compaixão, quando renuncias a perguntar a aquele que suspeitas que vive e padece um sofrimento oculto; entretanto, quantas vezes não se deve isto a uma certa prudência, que não deseja intrometer-se excessivamente? Oh humana compaixão! Quantas vezes era só curiosidade e não compaixão, quando ousavas intrometer-se no segredo de um doente, e com que frequência não sentiste como uma moléstia, quase como um castigo de tua curiosidade, que ele aceitara o convite e veio a tí! Entretanto, aquele que disse esta palavra libertadora “Vinde!”, não engana a si mesmo ao dizer esta palavra, ou tampouco enganará a ti, se vens a ele para encontrar descanso deixando nele tua carga. Ele segue o impulso do seu coração ao dizer esta palavra, e seu coração segue a palavra – se tú segues a palavra, ela então te acompanhará, novamente retornando para o seu coração; é uma consequência, um segue o outro – Oh se tú somente quisesse seguir o convite! “Vinde aqui!” Pois ele supõe que os que estão atribulados e sobrecarregados estão muito cansados e forçados, próximos da inanição, que como o letargo, voltou a ouvir que existe um consolo. Ai! Ele sabe que é demasiadamente certo que não há nenhum consolo e nenhuma ajuda, se não se busca junto dele, e por isso tem que chamá-los: “Vinde!” .

“Vinde aqui!” Já que toda sociedade tem certamente um símbolo ou outra coisa pelo qual distingue a quem pertence a ela; e quando a mulher está adornada de certa forma peculiar se sabe que vai ao baile: vinde aqui todos os que estão atribulados e sobrecarregados. “Vinde aqui” Tú não necessitas levar o sinal distintivo no exterior e sensível; vem somente com a cabeça ungida e o rosto limpo, quando meramente no interior estais atribulados e sobrecarregados.


****


“Vinde aqui!” Não te deseja parado ou tampouco meditando, pensa que por cada momento que estás parado depois de ouvir o convite, ouvirás no momento seguinte sua chamada mais débil e que assim se te afasta, por mais que permaneças perto. “Vinde aqui!”. Oh! Por muito cansado e fatigado que estejas de trabalhar, ou de longe, longe, até agora inútil caminhar em busca de ajuda e redenção; onde estejas em situação de não poder dar uma passo a mais, nem sequer se sustém já por um instante sem que desmaies: Oh!dá um passo somente, aqui há descanso! “Vinde aqui!” – Ai! Se existisse apenas um , que fosse tão desgraçado que não pudesse vir - oh! Um suspiro basta; pois se suspiras por ele, também isto significa vir a ele.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário